perguntas frequentes
     Tire sua dúvidas.

        galeria de fotos
Conheça mais a clínica.

Dentística - Estética




Esta é a parte cosmética da odontologia. Aqui se encontra de tudo. Clarear, aumentar, facetar, fechar buracos, desentortar e assim vai...

Precisamos entender uma coisa. O dente, depende do lábio para ter um sorriso, depende da quantidade de osso que o sustenta, depende da simetria com nariz, queixo, olho e até altura do paciente. O sorriso tem que ser bem analisado em um todo.

Geralmente, um indivíduo alto, magro, longilíneo, se você olhar, os dentes dele são longos, mais finos ou quase triangulares.

Uma senhora gordinha e bem baixinha, os dentes tendem a ser curtos, quadrados e largos.

Analise bem e você notará as coincidências.

Muitas moças nos procuram porque acham os dentes pequenos. Na maioria das vezes o indicado é uma plástica de gengiva para expor mais os dentes que estavam cobertos, e não a colagem de uma porcelana.

Hoje em dia, temos que analisar muito bem todos os métodos de reconstrução estética.

As resinas fotopolimerizáveis são maravilhosas, variedade de cores e tons, dando a possibilidade de um só dente ter mais de 3 tons. São muito estéticas e preventivas, pois na maioria dos casos não existe necessidade de desgaste dos dentes para usá-las. O tempo de vida é menor que de uma porcelana, mais se houver uma manutenção periódica, ela se comporta muitíssimo bem.




As porcelanas são lindas. Dão um visual vitrificado e, promovem uma translucidez muito boa nas pontinhas dos dentes. Elas não mudam de cor e nem desgastam facilmente. Alguns acreditam que por ser uma porcelana a fratura é fácil. Mas não é. Se acontecer, é por falta de um bom ajuste oclusal ou por trauma mesmo. O esmalte do dente quebra, porque a porcelana mesmo acentada não quebraria em um trauma?

A unica coisa ruim, é que o desgaste do dente para colocá-la é inevitável. Se não tirar um pouquinho do dente, o dente ficará com sobrecontorno, gordo. Vai embora a estética tão esperada. A não ser que o dente é magro e curto e voce gostaria apenas de dar uma aumentadinha. Seriam as famosas lentes de contato. São lâminas finísssimas coladas na parede do esmalte.




Agora, se o intuito é esconder um escuro do dente, ou fechar um espaço com porcelana, o desgaste pequeno tem que ser feito. A durabilidade é muito boa. A cor não muda mesmo. O dente do lado pode mudar de cor, mas o dente com a porcelana não muda. Às vezes queremos juntar 2 dentes que estão separados. Qual a melhor opção: resinas, porcelana.

O clareamento é uma otima opção!  Só de clarear, já dá uma iluminada.  Não precisa ficar extremamente branco,  precisa dar luz ao sorriso.  Leia mais sobre clareamento.




Tudo tem que ser visto. Se um destes 2 dentes estiver muito destruído, com grandes restaurações, com cor muito diferente, recomenda-se a porcelana, pois a destruição já foi feita. Se os dentes são totalmente íntegros, sem uma cárie se quer, ou mesmo, uma resina muito bem aplicada. Quem sabe não seria o caso de um aparelho ortodôntico para juntar tudo certinho?

Por isso, o ideal é sempre conversar com o especialista. E pensar: melhor algo mais preventivo e menos agressivo, pois se quiser mudar amanha, pode.

O sorriso então é analisado em um todo. Às vezes o que você acha que ficaria bom para você, não é o ideal. Procure sempre um especialista para você poder discutir o que gostaria e o que poderá ser feito.