O problema da boca seca

A xerostomia é uma doença que caracteriza a boca seca constante, quando não há produção de saliva o suficiente para manter a boca úmida, de acordo com sua normalidade. Esporadicamente, o problema pode acometer a qualquer um, principalmente quando os indivíduos encontram-se sob sensações de apreensão e estresse.

Mais do que somente manter a boca úmida, a saliva possui as funções de digerir o alimento, proteger os dentes do surgimento de cáries, prevenir infecções e controlar o nível de bactérias bucais. De tal modo, quando a boca apresenta-se seca sempre ou na maior parte do tempo, cria-se um quadro clínico sério, capaz de desenvolver problemas de saúde ou até mesmo apontar a existência de doenças.

São muitos os motivos que podem levar as glândulas salivares a não funcionarem da maneira adequada, tais como: efeitos colaterais de alguns tipos de medicamentos, como analgésicos, diuréticos e remédios para depressão; doenças como diabetes, mal de Parkinsons, HIV/AIDS; radioterapia, quando o tratamento é aplicado na cabeça ou no pescoço do paciente; menopausa, no caso das mulheres, e tabagismo.

Caso o paciente sinta sua boca seca e pegajosa, tendo dificuldades de deglutição, possuindo mau hálitolábios rachados frequentes, ele deve procurar um odontologista para a análise de seu caso e a prescrição do devido tratamento, que pode ser focado nas glândulas salivares ou, ainda, em recomendações de hábitos diários específicos que possam reverter o problema.