A importância da vitamina D para os dentes

Ao contrário do que muita gente imagina, a função dos dentes no corpo humano não se restringe a questões estéticas e de alimentação. Estudos recentes indicam que a doença periodontal, por exemplo, é capaz de levar ao desenvolvimento de problemas cardíacos e até mesmo contaminações na corrente sanguínea. Deste modo, entende-se que cuidar dos dentes é, acima de tudo, preservar a própria saúde.

Dentre os vários cuidados fundamentais para a preservação da saúde dental, destaca-se a necessidade de atenção com a doença periodontal, ou gengivite, que pode causar sérias complicações no organismo. Para isso inúmeros dentistas recomendam a ingestão da vitamina D, como medida preventiva da doença.

Produzida na pele humana, a vitamina D é estritamente necessária para a manutenção e preservação do tecido ósseo, também tendo influência no sistema imunológico. Em conjunto com o cálcio, ingeridos em base diária, a substância ganha maiores níveis de absorção do organismo, auxiliando na fortificação dos ossos bucais e das estruturas dentárias. Além disso, a vitamina também é capaz de controlar a periodontite, promovendo o crescimento dos ossos ao redor dos dentes, agindo como um elemento anti-inflamatório e fortificador.