Como as drogas lícitas e ilícitas afetam os dentes?

A saúde bucal deve estar sempre sendo cuidada, seja através da escovação ou da alimentação, mas sabemos que não adianta muito tomar esse tipo de precaução se por outro lado a boca é exposta ao uso de outras substâncias prejudiciais. Listamos abaixo algumas drogas lícitas e ilícitas que prejudicam a saúde da boca:

Fumo

Só no Brasil existem em média 30 milhões de fumantes. O cigarro é extremamente prejudicial para quem vai fazer ou fez alguma cirurgia, pois diminui muito a capacidade de recuperação do corpo, além de aumentar as chances de ocorrer problemas na gengiva e perda dos dentes. O cigarro também mancha a língua e os dentes.

Medicamentos

Poucas pessoas sabem, mas não só apenas drogas ilícitas que prejudicam a saúde bucal, alguns medicamentos como xaropes para asma, contraceptivos e medicamentos de câncer são alguns que entram nessa lista. Os remédios para asma podem prejudicar o esmalte dos dentes por serem muito ácidos, xaropes contam com muito açúcar em sua composição, o que pode aumentar o risco de adquirir cáries se os dentes não forem escovados no tempo certo.

Alguns remédios também fazem com que a pessoa sofra de uma condição chamada “boca seca”, o que é totalmente prejudicial, já que a saliva serve para controlar a população de bactérias na boca, que fica mais vulnerável  a desenvolver infecções na gengiva e cáries.

Cocaína
Alguns usuários de cocaína tem o hábito de esfregar o pó nos dentes, o que resulta numa solução ácida responsável por provocar erosões no esmalte dental. Esfregar cocaína nos dentes pode causar muita dor e aumentar muito a sensibilidade.

Crack
O crack é uma droga fumada no cachimbo, e sua fumaça além de danificar os dentes, prejudica também a gengiva e os nervos.

Ecstasy
O bruxismo e a “boca seca” são alguns dos problemas que o usuário de ecstasy está exposto. Se estes problemas não forem tratados  toda a arcada dental poderá ser prejudicada