O que é alveolite dos dentes?

Dentre as principais complicações possíveis de ocorrer após uma extração dentária, destaca-se o desenvolvimento da alveolite, um dos problemas mais comuns neste tipo de situação. Em geral, a disfunção desenvolve-se após a retirada de algum dente permanente, após a boca formar espécies de coágulos de sangue na região de onde o dente foi removido. Este coágulo bucal é vital para fundamental para a proteção de todas as terminações ósseas e neurais da cavidade vazia. Leia este artigo da Clínica EDE sobre tratamento de alveolite dos dentes.

A alveolite desenvolve-se, em geral, devido à movimentação do coágulo sanguíneo na boca, que acaba por dissolver-se em alguma região bucal ou, ainda, quando não finaliza sua formação. Este tipo de quadro expõe os ossos bucais, tornando-os vulneráveis ao surgimento de algum tipo de infecção. Nestes casos, o paciente sente profundas dores nos dentes, o que faz com que o tratamento para alveolite seja iniciado com o máximo de antecedência.

De acordo com os profissionais da Clínica EDE, não é tão simples apontar qual a causa da alveolite. Contudo, diversos fatores de riscos são identificados, responsáveis por aumentar as chances do desenvolvimento da alveolite, sendo eles: infecções, contraceptivos bucais, falta de cuidados bucais, escassez de higiene e tabagismo. Caso necessite de avaliação odontológica em SP para saber como enfrentar o problema, envie-nos uma mensagem através de nosso site ou redes sociais e agende a sua consulta na Clínica EDE.