Ameaças para a saúde bucal

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a saúde geral de um indivíduo, assim como seus hábitos e estilo de vida, são fatores que podem impactar e comprometer diretamente sua saúde dental, como é o caso da obesidade, responsável por aumentar as possibilidade de desenvolvimento das doenças periodontais.

Além disso, de acordo com estudos e pesquisas, o tabagismo faz com que estas últimas desenvolvam-se muito mais rapidamente na estrutura oral. De tal modo, fumantes acabam por ser de três a seis vezes mais propensos a sofrerem com este tipo de doença em seu estágio avançado quando comparados a outros pacientes não fumantes, o que pode ocasionar, inclusive, a perda dos ossos bucais.

Piercings orais também são outro tipo de risco para a saúde da boca, pois comumente podem ocasionar alguns tipos de infecções bucais, contribuindo para a quebra e lesão de alguns dentes. Este tipo de piercing também é capaz de causar retrações da gengiva, fazendo com que alguns dentes amoleçam e caiam.

Sobretudo, apesar de óbvio, o consumo excessivo do açúcar continua sendo a principal ameaça para a saúde oral de pacientes que chegam aos consultórios odontológicos todos os dias. O açúcar presente nos alimentos é responsável por promover o desenvolvimento da placa dentária, além de causar a deterioração dos dentes.