Efeitos do tabaco na saúde bucal

Sabemos que o fumo traz diversos malefícios para o organismo e é uma das principais causas de câncer de pulmão, por exemplo. Além disso, as mais de 4.000 substâncias químicas presentes no cigarro podem trazes inúmeros prejuízos à saúde bucal.

Entre os principais danos à saúde da boca causados pelo tabaco estão o câncer bucal, as doenças periodontais e a halitose, além de manchas nos dentes, na língua e nas mucosas. O fumo também enfraquece o sistema imunológico, prejudicando a cicatrização de feridas e a integração de implantes dentários.

O cigarro é uma das principais causas de mau hálito, devido à fumaça e às substâncias contidas nele. Somado à má higienização da boca, pode resultar em odores muito desagradáveis.

Fumar também pode levar à perda dos dentes. Estudos comprovam que fumantes acumulam uma quantidade maior de placa bacteriana quando comparados aos não fumantes. A placa bacteriana – ou biofilme oral –, quando não tratada, endurece e dá origem ao tártaro que, se não for removido, causa periodontite, doença que compromete os tecidos de sustentação dos dentes.

Além dos problemas de saúde, o cigarro também afeta a estética dos dentes, deixando-os amarelados e manchados. Isto ocorre devido à presença da nicotina, que estimula a produção de melanina e causa manchas acastanhadas, principalmente nas gengivas.

Parar de fumar não é tarefa fácil, mas é possível. Com o tempo, as manchas vão sumindo gradativamente e os riscos de adquirir outras doenças vai diminuindo. Se você fuma, procure a ajuda de um profissional para abandonar o vício e conquiste mais qualidade de vida.