Saúde bucal da mulher

Estudos recentes mostram que existe relação entre doenças gengivais e outros problemas de saúde nas mulheres. A gengivite, por exemplo é causada por bactérias que podem entrar na corrente sanguínea acarretando em outras complicações como:

Problemas cardíacos: Se a pessoa sofre de gengivite, o risco de problemas cardíacos aumenta, dobrando a possiblidade de ataques fatais;

Derrame: Estudos recentes mostram que existe relação entre infecções bucais e aumento do risco de derrame;

Diabetes: Pessoas com diabetes têm mais chances de adquirir gengivite, além disso, em pessoas com diabetes é mais difícil controlar o açúcar no sangue. E mesmo para pessoas com o açúcar controlado a gengivite é um risco;

Problemas na Gestação: Mulheres grávidas que possuem gengivite têm maior chance de parto prematuro ou de terem bebê com menor peso ao nascer, o que pode ser um grande risco para a vida da criança.

Um dos motivos que faz com que as mulheres não percebam a gengivite logo cedo é que essa doença não se manifesta por meio de dores constantes, ela é imperceptível, por isso a maioria só percebe quando está em um estado avançado.

A única forma de prevenir a gengivite é fazer a higiene bucal com boa escovação e uso de fio dental, além de visitar o dentista regularmente.