Sangramento de gengiva

Gengivas que sangram durante a escovação são um problema muito comum para diversas pessoas, não sendo encaradas muitas vezes, contudo, com seriedade e os devidos cuidados. O expelimento de sangue pelas gengivais é um dos principais sinais de que estas não encontram-se saudáveis como deveriam.

O problema deriva-se, principalmente, de inflamação gengival, também chamada de gengivite, que caracteriza uma presença excessiva de placa nos dentes e nas linhas gengivais. Nestes casos, caso tais níveis de placa não forem corretamente removidos com escovações regulares, estas tendem a endurecer, formando o conhecido tártaro. Por sua vez, o problema leva ao aumento do sangramento gengival e a periodontite.

Contudo, há outras possíveis causas para o problema, tais como: escovação incorreta, munida de força excessiva; alterações hormonais; presença de dentaduras mal ajustadas; uso inadequado do fio dental; infecções bucais diversas; leucemia; deficiência de vitamina K, etc. Para todos os casos, é recomendado que ao primeiro sinal de sangue na gengiva, o paciente procure imediatamente um consultório odontológico para a avaliação de seu caso.