O problema da retração gengival

Costumando surgir de modo gradativo e até mesmo imperceptível, um problema comum em inúmeros pacientes que chegam todos dias aos consultórios é o da raiz do dente aparente, geralmente ocasionado em diversas coroas dentárias simultaneamente, problema bucal conhecido como retração gengival.

A retração gengival é identificada por meio da observação de aparecimento da raiz do dente à visão. Suas principais causas de desenvolvimento são: escovação inadequada, uso de aparelho ortodôntico de modo incorreto e, em alguns casos, fatores esqueléticos, quando os dentes desenvolvem-se excessivamente, não sendo comportados corretamente pelo maxilar.

Além destes motivos, a exposição excessiva da raiz dentária pode estar associada à doença periodontal, ou gengivite, caracterizada pela inflamação da gengiva. Em casos de sangramento da região gengival, o paciente deve estar atento para a prevenção de desenvolvimento da periodontite, responsável por causar a perda dos ossos dentários.

Além das razões já citadas, pacientes que sofrem com bruxismo, o problema do ranger dos dentes, também comumente podem sofrer com a retração gengival. Caso seja seu caso, o indicado é que haja um acompanhamento odontológico constante para a prevenção de maiores e posteriores problemas. Entre em contato com a Clínica EDE, localizada em São Paulo.