Motivos para dores nos dentes

A grande maioria dos pacientes que chega a um consultório odontológico possui uma reclamação em comum: dores nos dentes. O problema pode ser comum para algumas pessoas, no entanto, não deve ser encarado como um quadro normal. A presença de dores dentárias indica, invariavelmente, o desenvolvimento de algum tipo de problema, sendo a presença de cáries uma das causas mais comuns.

A cárie dentária desenvolve-se devido a quadros de má higienização oral, em que restos de alimentos ficam presos entre as coroas dentárias. O problema tem sua origem na superfície do dente, local onde ocorre a corrosão do esmalte dentária, região com muitas terminações nervosas. No estágio inicial na cárie, o paciente não sente nada, no entanto, com o desenvolvimento da cárie, a dentina é alcançada, momento em que as dores começam a surgir.

O quadro de dor de dente também pode ser causado por meio de problemas como o bruxismo, briquismo e ligamento periodontal, causados pelo atrito excessivo dos dentes, responsável pelo desgaste do esmalte dentário. Além disso, são outros tipos de causas comuns: traumas na gengiva, escovação incorreta ou lesão na região dentária.

Independente de suas causas, ao sentir incômodos nos dentes, o paciente deve buscar um consultório odontológico, a fim de que uma avaliação seja realizada, iniciando, assim, o mais adequado tratamento para seu caso. Localizada próxima à Avenida Paulista, em São Paulo, a Clínica EDE está de portas abertas para te receber. Entre em contato conosco e agende uma consulta.