Placa bacteriana está relacionada a cárie, gengivite e periodontite

A placa bacteriana é uma película pegajosa e incolor, composta por bactérias e restos de alimentos, que se forma sobre os dentes quando não há uma higienização adequada.

Também conhecida como biofilme, a placa bacteriana é a principal causa de cárie e doenças periodontais - aquelas que atingem os tecidos de sustentação dos dentes - como gengivite e periodontite. Se não for removida diariamente, a placa endurece e dá origem ao tártaro.

As cáries surgem quando os ácidos do biofilme dissolvem a superfície esmaltada dos dentes e criam orifícios. Geralmente não provocam dor, a menos que cresçam muito e afetem os nervos ou causem uma fratura no dente. Se não forem tratadas, causam abscesso dentário e podem levar à perda do dente.

A gengivite é uma inflamação na gengiva que causa vermelhidão, inchaço, sensibilidade e sangramento durante a escovação. Outro sintoma, que caracteriza o estágio avançado da doença, é o recuo ou retração da gengiva, que deixa os dentes com aspecto alongado. A doença gengival também pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, acumulando restos de comida e placa, que causam mau hálito. Se não for tratada, evolui para a periodontite, resultando na queda do dente.

A periodontite é um agravamento da gengivite quando esta não é tratada. Trata-se da inflamação e infecção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes (periodonto), causadas pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro. Os sintomas incluem mau hálito, sangramento, inchaço das gengivas e dentes soltos. Caso não seja tratada, traz sérias consequências, desde a perda dos dentes até problemas cardíacos.

Para evitar essas complicações basta manter uma boa higienização da boca. Cuidados básicos como escovação diária, uso de fio dental e enxaguante, além de visitas periódicas ao dentista, são suficientes para evitar o acúmulo de placa bacteriana e manter a saúde bucal.