Os efeitos dos piercings na saúde bucal

Especialmente nas últimas décadas, os piercings têm sido uma recorrente moda para jovens e até mesmo alguns adultos, que buscam se expressar com determinados tipos de joias colocadas em determinadas regiões no corpo. Neste sentido, a colocação dos piercing bucais, localizados na língua, lábios ou nas bochechas são alvo de estudos sobre sua implicação de riscos para a saúde bucal.

Em todos os casos, os procedimentos ocorrem sem a utilização de anestesia, o que pode gerar incômodos ao paciente. Além disso, as joias são colocadas por meio do uso de uma agulha que, por exigência, deve ser nova e descartável, a fim de evitar a possibilidade de infecções e outros quadros de contaminação bucal. Neste sentido, é recomendado que o paciente somente se submeta a este tipo de técnica em locais confiáveis e dotados de licenças e certificações legais.

São sintomas comuns após a colocação de piercings na boca: dores, leves inflamações, aumento do fluxo salivar e lesões ao tecido gengival, devido ao atrito com a joia. Sobretudo, o paciente deve estar atento para que não haja negligência quanto à limpeza e manutenção do piercing, evitando, assim, contaminações sanguíneas, incidência de coágulos ou, até mesmo, inflamação bucal.