Periodontite

A doença periodontal,  ou periodontite, é uma doença crônica que afeta a gengiva e os ossos que sustentam os dentes. Com o tempo, a doença avança e os dentes vão amolecendo até caírem, impedindo até mesmo a colocação de implantes dentários ou uso de uma dentadura.

Os sintomas da periodontite incluem mau hálito, gengivas muito vermelhas, gengivas inchadas e sangramento da gengiva após escovar os dentes.

O acúmulo da placa bacteriana, falta de higiene bucal, má escovação, não usar o fio dental, não ter um acompanhamento regular do dentista, são algumas das causas da doença periodontal e sua permanência.

Também pode estar relacionada com o fator familiar, diabetes, estresse, consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e gravidez.

O diagnóstico da periodontite pode ser feito pelo dentista ao observar a região, mas um exame de raio X pode ser útil para avaliar a perda de cálcio dos dentes.

O tratamento para periodontite deve ser escolhido pelo dentista de acordo o caso do paciente.

Normalmente são feitas limpezas dos dentes 2 vezes por ano e pode ser necessário remover os dentes afetados pela doença para evitar a contaminação dos outros.