O que é periodontia?

Periodontia, também conhecida como periodontologia ou raspagem, é um tratamento que visa a cura de processos inflamatórios e infecciosos da gengiva. Trata da periodontite, que é uma doença inflamatória que atinge os tecidos gengivais, causando principalmente a má higiene, sangramento da gengiva e o acúmulo de tártaro.

A gengiva é o tecido que reveste o osso que sustenta os dentes. Em virtude da má higiene, do fumo, do stress, da baixa imunidade e de maus hábitos alimentares, a gengiva fica fragilizada às infecções decorrentes de bactérias.

O tratamento consiste em sessões de raspagens manuais ou por meio de aparelhos de ultrassom. O tempo e o resultado do tratamento dependem do grau da doença periodontal, sendo necessário sessões básicas, moderadas ou avançadas.

Nos casos mais simples e de diagnóstico precoce, é feito apenas a raspagem da região afetada para remover o tártaro. Nos casos mais complexos, onde a infecção é mais profunda e o comprometimento da estrutura das gengivas é maior, é preciso realizar o procedimento com um cirurgião dentista.

O dentista desloca o tecido gengival e remove a placa bacteriana da raiz do dente, em seguida recolocando o tecido e promovendo a sutura. O procedimento é feito no consultório com anestesia local.

A periodontia remove a placa bacteriana, diminui as infecções bucais, cura processos inflamatórios e infecciosos, melhora a retração gengival e previne contra doenças que acarretam em possível perda de dentes.

A problemas periodontais quando não tratados podem levar a perda de dentes; infecções sérias; dores; mau hálito; dentes alongados; sangramentos; sensibilidade dental; e dificuldades em tratamentos futuros.