HIV e problemas de saúde bucal

De acordo com estudos do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, em média, mais de um terço dos pacientes que possuem HIV-positivo sofrem, consequentemente, com problemas de saúde bucal, manifestações físicas de seus organismos debilitados, com menor imunidade e incidência de anticorpos.

Um dos problemas mais observados é o surgimento das verrugas orais, que podem surgir em qualquer região interna da boca. Tais verrugas não costumam ser dolorosas, assemelhando-se com pequenas protuberâncias ou manchas avermelhadas. São causadas pelo vírus papiloma humano, o HPV, e são muito mais comuns entre pessoas soro-positivo.

O problema das manchas esbranquiçadas na língua, a leucoplasia pilosa, costuma surgir sendo confundida com uma possível má higiene bucal. No entanto, tais manchas não podem ser removidas somente com escovação dentária. Propiciadas pelo vírus Epstein-Barr, elas podem ser bastante dolorosas, além de exercer influência sob o paladar do paciente.

Além disso, pacientes com HIV comumente apresentam o sapinho, responsável por incidir em aftas esbranquiçadas na língua e na região interna da boca. Podendo haver sangramentos, o problema é causado pelo fungo Candida, presente na constituição oral de todas as pessoas, porém, acaba por tornar-se nocivo em organismos com baixo sistema imunológico.