O que é peri-implantite?

Peri-implantite é um termo odontológico que designa um tipo de processo inflamatório ocorrido nos tecidos ao redor de implantes dentários. Semelhante a periodontite, o problema também pode levar a deteriorização das estruturas ósseas dentárias, comprometendo o suporte do implante.

As principais causam da peri-implantite são: incorreta higiene bucal, histórico de incidência de periodontite e o consumo de cigarro. Além destas, fatores genéticos, consumo excessivo de álcool e até mesmo diabetes também podem levar ao desenvolvimento da doença.

A peri-implantite desenvolve um aspecto avermelhado na gengiva, que pode sangrar e também tornar-se inchada. Além disso, o paciente acometido pela doença pode sofrer com mau hálito, extração de pus e retração gengival. No estágio máximo do problema, ocorre a perda óssea e o implante perde seu sustento, podendo cair.

Para prevenir a peri-implantite, é recomendado que o paciente que possua implantes dentários não fume e realize higienizações bucais corretas e diárias, com o uso do fio dental e soluções antissépticas. Para maiores informações sobre as medidas mais indicadas para a prevenção da doença, entre em contato e agende uma consulta com a Clínica EDE.