Diabetes e boca seca

Um dos sintomas mais comuns e frequentes em pacientes que sofrem com diabetes é a boca seca, derivada dos efeitos colaterais dos medicamentos e elevados níveis de açúcar no sangue do paciente. São algumas outras causas para a secura bucal: falta de hidratação, tabagismo, e respiração excessiva pela boca.

Por definição, a boca costuma ficar seca quando não há produção de saliva suficiente, responsável pelo processo de digestão dos alimentos e neutralização dos ácidos bucais, em prol da prevenção do desenvolvimento de problemas dentários, como a cárie e a doença gengival. De tal modo, além de “secar” a boca, a escassez de saliva ainda é capaz de incidir em severos problemas de saúde bucal para o paciente, como infecções nas glândulas salivares, lesões bucais e até mesmo infecções por fungos.

Quem sofre com a diabetes, precisa ficar ainda mais atento em relação a sua saúde bucal. É fundamental que o paciente monitore constantemente seus níveis de glicose, mantendo-os sempre sob controle por meio de uma correta alimentação, prática de exercícios físicos e eliminação do cigarro. Além disso, é estritamente necessário o consumo de água e a inserção de vegetais e frutas no cardápio, capazes de auxiliar na hidratação do corpo.