Mitos e verdades sobre implantes dentários

Caracterizados como um dos recursos estéticos da odontologia mais procurados, os implantes dentários podem ser grandes aliados para a recuperação da autoestima de inúmeros pacientes que perderam seus dentes. Contudo, apesar de largamente conhecidos, ainda há muitos mitos que envolvem os implantes dentários. De tal modo, a Clínica EDE listou os principais mitos e verdades sobre implantes dentários, a fim de elucidar possíveis dúvidas de quem pretende se submeter ao tratamento. Confira:

Diabéticos não podem fazer implante dentário?

Isto é um mito. O diagnóstico da diabetes não restringe ninguém de se submeter a cirurgia do implante dentário, contanto que esta esteja controlada. Em altos níveis, a doença pode ser considerada um obstáculo, uma vez que causa hiperglicemia, a elevação dos níveis de glicemia no sangue, o que ocasiona diversos problemas de saúde.

O implante dentário pode ser rejeitado pelo organismo?

Mito. A estrutura do implante é produzida de titânio, isto é, material biocompatível, não apresentando nenhum tipo de possibilidade de rejeição do organismo.

Implante dentário tem aspecto artificial?

Mito. Os atuais métodos e materiais utilizados em implantes dentários possibilitam resultados estéticos excelentes, aliados a altos níveis de resistência e durabilidade. O aspecto geral ao fim do tratamento costuma ser muito satisfatório para todos os pacientes.

Fumar prejudica o tratamento dos implantes dentários?

Verdade. O uso do cigarro causa a vascularização sanguínea, que pode retardar os processos de cicatrização dos tecidos internos da boca, deixando o organismo mais suscetível à infecções. Deste modo, é recomendado que os pacientes evitem o cigarro durante o período pós operatório.