Mantendo a saúde bucal no envelhecimento

Ao contrário dos dentes de leite, gerados durante a infância com o intuito de serem substituídos, os dentes definitivos não se restauram, necessitando, assim, de determinados cuidados regulares, assim como hábitos de higiene diários, para a preservação da saúde bucal na terceira idade.

Especialmente durante o envelhecimento, há um grande risco dos indivíduos perderem seus dentes, devido, principalmente, às mudanças e transformações ocorridas no aspecto bucal e corporal. De tal maneira, ter consciência das vulnerabilidades do envelhecimento possibilita um maior cuidado com a saúde bucal, assim como uma consequente prevenção de futuras complicações, como a perda dentária.

Idosos comumente sofrem com o problema da boca seca, quadro que surge, geralmente, em consequência do consumo de determinados medicamentos, como os cardiovasculares ou que fazem parte do tratamento contra o câncer. No entanto, independente das causas, a escassez de saliva na boca do paciente, responsável pela neutralização de bactérias e ácidos, deve ser analisada por um profissional capacitado, uma vez que pode ser nociva para sua saúde bucal.

Outro comum problema bucal em idosos é a retração gengival, quando as raízes dentárias tornam-se excessivamente expostas, causando desconforto estético. Nestes casos, há uma grande chance de incidência de cáries, o que faz com que o paciente deva iniciar um tratamento bucal imediatamente, para a prevenção do agravamento de seu quadro.