A importância da limpeza dental periódica

A técnica de limpeza dental é conhecida como um dos mais importantes procedimentos odontológicos a serem realizados de modo periódico, devido ao fato de regular e prevenir o desenvolvimento de doenças periodontais, além de garantir um sorriso mais branco e saudável.

Mesmo com as escovações diárias realizadas em casa, é comum que ocorra o acúmulo de placa bacteriana e tártaro nas estruturas dentárias, capazes de gerar o surgimento de cáries, inflamações gengivais, periodontite e até mesmo a completa perda das coroas dentárias. E é por conta disso que a limpeza dental profissional, conhecida como profilaxia, torna-se de extrema importância para a preservação da saúde bucal.

No entanto, tão importante quanto a limpeza é a periodicidade de sua realização. Na maioria dos casos, o indicado é que esta seja realizada de seis em seis meses. Porém, o tempo de visita ao consultório pode variar de acordo com as condições bucais do paciente. Segundo odontologistas, indivíduos com excesso de acúmulo de placa e tártaro podem necessitar de uma manutenção mais constante.

Sobretudo, de qualquer modo, a realização da limpeza dental é totalmente rápida e indolor, sem a necessidade de manipulação de anestésicos. Após prévia avaliação da situação bucal do paciente, o profissional inicia a raspagem dos dentes, removendo o tártaro e a placa, seguindo com a aplicação de jatos com bicarbonato de sódio e flúor, que possuem a função de proteger os dentes por mais tempo.

Caso necessite de uma avaliação e limpeza dental em São Paulo, entre em contato com a Clínica EDE.