Gengivite

A gengivite é uma inflamação da gengiva. Compreende o estágio inicial da doença da gengiva e a mais fácil de ser tratada.

A principal causa da doença é a placa formada por bactérias que atinge os dentes e a gengiva. Se a placa não for removida pela escovação diária e uso do fio dental, ela produz toxinas que irritam a gengiva causando a gengivite.

Neste estágio inicial da doença os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos.

Entretanto, se a gengivite não for tratada, pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes.

Os sintomas clássicos incluem gengiva vermelha, inchada e sensível que pode sangrar durante a escovação. Outro sintoma de doença é retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada.

Pode também formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa.

Algumas pessoas têm mau hálito frequente ou sentem gosto ruim na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.

Uma boa escovação, alimentação saudável e ir ao dentista regularmente são formas de se evitar a gengivite.