Gengivite e problemas cardíacos

A manutenção da saúde bucal não é importante apenas para a boca, mas para o coração também. Muitas pessoas não tem esta informação, mas existe relação entre problemas cardíacos e gengivite.

Mesmo que estejam localizados em pontos distantes do corpo, existe a teoria de que a gengivite permite que as bactérias entrem na corrente sanguínea facilitando sua chegada nos depósitos de gordura localizados nos vasos do coração. Sendo assim, coágulos são formados e surge o problema cardíaco.

Se o paciente já tiver problemas cardíacos, devem ser tomados certos cuidados para que ão se desenvolva a endocardite bacteriana, infecção do revestimento interno do coração ou de suas válvulas. Isso pode ocorrer pois caso haja sangramento na boca, algumas bactérias podem entrar na corrente sanguínea e dessa forma chegar nas válvulas ou nos tecidos já enfraquecidos por um problema no coração.

Por isso é necessário que além de uma higiene bucal completa, composta pelo uso do fio dental, escovação dos dentes e da língua, o paciente deve conversar com o dentista sobre qualquer problema cardíaco existente e os remédios que são consumidos.