Gengivite e problemas de saúde

De acordo com pesquisas recentes, profissionais encontraram uma relação entre doenças gengivais e alguns problemas de saúde. Foram realizados estudos e constatado que a gengivite, doença que acomete a região gengival, é causada por bactérias que podem entrar na corrente sanguínea acarretando em outras complicações, consideradas graves para a saúde do paciente.

Primeiramente, um dos problemas mais severos identificados, é a relação entre gengivite e problemas no coração. De acordo com os estudos, pacientes que sofrem com a doença gengival possuem aumento na possibilidade de sofrerem com problemas cardíacos, assim como serem acometidas por ataques e infartos. No entanto, fatores genéticos também podem inferir nesta relação.

Além disso, existe relação entre gengivite e o derrame, assim como outros tipos de infecções bucais. Neste mesmo sentido, pacientes que sofrem com o problema da diabetes possuem maiores chances de desenvolver a gengivite. Isto ocorre porque em organismos diabéticos, torna-se mais difícil controlar os níveis de açúcar no sangue.

Sobretudo, em mulheres, a gengivite pode tornar-se um grande problema durante a gestação, fazendo com que o bebê tenha maiores possibilidades de nascer em período prematuro, ou com menor peso do que o esperado. Neste sentido, além de prevenir a gengivite, por meio da constante e correta higiene bucal, é recomendado que pacientes realizem visitas periódicas ao consultório odontológico. Caso precise, venha realizar sua consulta na Clínica EDE, em São Paulo.