Como lidar com o sangramento gengival?

Muitos pacientes chegam ao consultório odontológico queixando-se do sangramento gengival, problema que acomete pessoas das mais diversas idades. As gengivas sangrando durante a escovação, geralmente, são encaradas como um fator corriqueiro, não recebendo a devida atenção. No entanto, este costuma ser um dos principais sinais de gengivas não saudáveis.

Na maioria dos casos, o problema surge como consequência da inflamação gengival, a famosa gengivite, desenvolvida por meio do excesso de placa bacteriana nos dentes e na região gengival. No geral, quando não removida com escovação e tratamentos específicos, a placa tende a endurecer, ocasionando o tártaro. Este, por sua vez, é responsável por desenvolver o sangramento das gengivas, consequência direta da periodontite.

Sobretudo, o problema do sangue nas gengivas também pode ser reflexo de escovação incorretas, quando há a aplicação de força excessiva; dentaduras mal ajustadas, no caso de pacientes idosos; alterações hormonais; uso inadequado do fio dental; assim como infecções bucais diversas. No entanto, para todos os casos, é indicado que o paciente que sofre com as gengivas sangrando, busque imediatamente um consultório especializado para a devida avaliação. Caso seja seu caso, entre agora mesmo em contato com a Clínica EDE. Estamos próximos à Avenida Paulista, em São Paulo, e podemos te ajudar.