Fungo oral e infecção bucal

Além dos problemas bucais mais comuns, como o surgimento de cárie e o acúmulo de placa bacteriana, muitos pacientes chegam aos consultórios odontológicos todos os dias com um tipo de infecção bucal muito comum, popularmente conhecida como “sapinho”. Nestes casos, indivíduos que sofrem com diabetes, que utilizam próteses ou possuem algum outro problema com o sistema imunológico devem estar mais atentos ao problema, necessitando de visitas constantes ao consultório odontológico.

Conhecida tecnicamente como candidíase, este tipo de infecção da boca é causada por um fungo oral, que causa inúmeros pontos brancos doloridos na face interna das bochechas ou até mesmo na região da língua. Tais lesões costumam sangrar durante a escovação dentária, causando incômodo ao paciente. Em alguns casos, a infecção fúngica bucal espalha-se para as gengivas, céu da boca, amídalas e a parte posterior da garganta.

Os principais grupos acometidos pelo problema são usuários de próteses, sendo mais comuns em indivíduos muito jovens, idosos, debilitados por alguma doença ou distúrbio no sistema imunológico. Além disso, pacientes que sofrem com o problema da boca seca constante acabam por serem mais suscetíveis à candidíase. A infecção da cândida também costuma desenvolver-se após o término de tratamentos com antibióticos, que atuam reduzindo as bactérias normais da boca.

Para prevenir a infecção bucal, é indicada uma correta higiene bucal constante, com a escovação dentária aliada à utilização do fio dental. Pacientes com próteses também devem removê-las, higienizando-as antes de dormir. Para maiores informações, entre em contato com a Clínica EDE.