Peso ideal e saúde das gengivas

Apesar de não ser uma associação comum no senso geral, pesquisas recentes indicam que pessoas que se mantêm em seu peso ideal mostram-se muito menos propensas ao desenvolvimento de doenças gengivais. Baseado nisso, odontologistas afirmam que uma regrada rotina de exercícios pode ser uma grande aliada para a preservação das estruturas bucais.

Pesquisadores utilizaram o IMC (índice de massa corpórea) e a porcentagem de gordura do corpo de voluntários em seu peso ideal e que encontram-se em sobrepeso para o cálculo de seus respectivos níveis de aptidão física, objetivando a comparação dos exames bucais destes.

Os resultados afirmaram que os pacientes com IMC inferior e maior nível de aptidão física acabaram por apresentar menores índices de doença gengival. Segundo os coordenadores da pesquisa, a doença gengival está diretamente relacionada a doenças cardiovasculares e diabetes, o que explica a associação da saúde física com a saúde das gengivas.

De tal modo, além dos tradicionais fatores de risco da doença gengival: uso do tabaco, consumo de drogas contra o câncer, implantes de próteses mal adaptadas, dentes apinhados e uso de contraceptivos orais, a negligência com a saúde física, por meio do sedentarismo e má alimentação, também pode aumentar as chances de desenvolvimento da doença gengival.

Caso esteja sofrendo com gengivas excessivamente avermelhadas, inchadas ou sensíveis e haja a incidência comum de mau hálito e gosto ruim na boca, entre em contato com a Clínica EDE. Estamos localizados em São Paulo.