Dores na mandíbula

É comum que alguns pacientes cheguem confusos ao consultório odontológico questionando-se sobre as causas de dores na mandíbula, conhecida clinicamente como dor na articulação temporomandibular, a chamada “ATM”. Podendo surgir de modo súbito ou desenvolver-se ao longo do tempo, o problema do incômodo na mandíbula costuma ser de origem odontológica, devendo ser analisada e tratada com profissionais capacitados e experientes. Pensando em quem sofre com a disfunção, a Clínica EDE criou este artigo sobre as causas das dores na ATM.

Uma das principais causas das dores na região da mandíbula costuma ser o bruxismo, caracterizado pelo ranger inconsciente dos dentes, responsável por gerar danos severos para a estrutura bucal e dentária, assim como ser um dos problemas que propiciam as dores na ATM. O bruxismo caracteriza-se pelo processo involuntário de ranger das coroas dentárias, seja durante o sono ou não. O quadro surge frequentemente como uma sequela de estresse.

Além disso, a osteomielite também é uma das principais causas das dores mandibulares. O problema caracteriza-se como uma infecção óssea bucal, capaz de comprometer a articulação mandibular, gerando dores ao paciente. Seu tratamento costuma ser por meio de antibióticos e procedimentos cirúrgicos. São outras causas para dores na mandíbula: doença periodontal, abscessos e a cárie.

Aos primeiros sinais de incômodos na região da mandíbula, o paciente deve buscar um consultório odontológico de sua confiança, para a completa análise, diagnóstico e início de tratamento do problema. Caso seja o seu caso, encaminhe-nos uma mensagem e agende a sua consulta na Clínica EDE. Teremos prazer em recebê-lo!