Problemas odontológicos podem causar outras doenças

A saúde começa pela boca. Essa afirmação é realmente verdadeira. Estudos comprovam que doenças odontológicas podem estar ligadas a outras patologias como diabetes, problemas cardiovasculares, renais, cerebrais e respiratórios, além de parto prematuro e nascimento de bebês com baixo peso.

As doenças periodontais, aquelas que acometem os tecidos de sustentação dos dentes, são as principais responsáveis por causar outras doenças no organismo. A gengivite, por exemplo, que caracteriza-se pela inflamação das gengivas, é causada por bactérias que podem entrar na corrente sanguínea e lavar a outros problemas.

Doenças relacionadas a problemas bucais:

• Problemas cardíacos: a gengivite aumenta o risco de problemas cardíacos, com o dobro de possibilidade de ter um ataque fatal;
• Derrame: as infecções bucais estão relacionadas a um maior risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral);
• Problemas respiratórios: as bactérias da boca podem chegar aos pulmões e causar doenças como pneumonia;
• Gestação: grávidas com gengivite possuem mais chances de terem partos prematuros ou bebês abaixo do peso.

Para reduzir os riscos de adquirir estas complicações é necessário manter a higiene diária da boca. Escovar os dentes após as refeições, usar fio dental e enxaguante são atitudes suficientes para prevenir problemas odontológicos como cáries, placa bacteriana e tártaro. Visitar o dentista periodicamente também é importante para avaliar o estado geral da saúde bucal.

Seguindo as recomendações de seu dentista e mantendo a higiene, é possível ter dentes saudáveis e, consequentemente, aumentar a qualidade de vida.