Disfunções temporomandibulares

Disfunções temporomandibulares, também conhecidas como disfunções de ATM (articulação temporomandibular), são causadas por problemas no maxilar, nas articulações maxilares e nos músculos faciais.

A articulação temporomandibular liga o maxilar ao crânio. Ela é responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados, seja na hora da falar, mastigar, bocejar ou até mesmo de fechar a boca. Quando esse sistema não funciona corretamente, gera desconforto e uma série de sintomas:

● Dores de cabeça;
● Dores de ouvido;
● Sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
● Inchaço do lado da face;
● Dor para bocejar, abrir muito a boca ou mastigar;
● Mandíbulas "ficam presas", travam ou saem do lugar;
● Sensação de cansaço no rosto;
● Flacidez dos músculos da mandíbula;
● Uma brusca mudança no encaixe entre os dentes superiores e inferiores.

Na maioria dos casos, a causa dos distúrbios da articulação temporomandibular é desconhecida. No entanto, algumas condições podem contribuir para o surgimento destas patologias, como traumas na mandíbula, artrite na ATM, danos na articulação, bruxismo e posicionamento inadequado dos dentes.

Não existe cura para a disfunção temporomandibular. No entanto, após o diagnóstico, o dentista pode recomendar o tratamento mais indicado para cada caso. Entre as terapias mais indicadas estão:

● Uso de placa de mordida que impede o ranger dos dentes;
● Uso de analgésicos, antidepressivos tricíclicos, relaxantes musculares e sedativos (sob prescrição médica);
● Fisioterapia nos músculos do maxilar;
● Uso de aparelhos ortodônticos para reposicionar dentes tortos;
● Acompanhamento psicológico (no caso de pessoas que sofrem de DTM por fatores emocionais, como estresse);
● Cirurgia de reparação da articulação (utilizada somente quando outros tratamentos se mostram ineficazes).

O diagnóstico das disfunções temporomandibulares geralmente não é fácil. Muitas vezes os sintomas podem estar associados a outras enfermidades. Por isso, caso apresente algum indício de síndrome da ATM, procure um dentista especializado.