Diabetes e problemas bucais

Pesquisas recentes indicam que pessoas com diabetes tem tendência a ter doenças gengivais, como gengivite (estágio inicial de doença gengival) e periodontite (doença gengival avançada com perdas ósseas).

Já foram até somadas a uma lista de complicações associadas à diabetes, como doenças cardíacas, doenças renais, infecções, cáries, candidíase, entre outros. Pesquisadores sugerem que a relação entre ambas as doenças é uma via de mão dupla.

Diabéticos são suscetíveis às doenças gengivais, e as doenças gengivais tem o potencial de afetar o controle glicêmico no sangue e, assim, contribuir a progressão do diabetes.

Se os níveis de glicose no sangue não forem controlados o diabético tem maior chance de perder dentes quando comparado a pessoas que não têm diabetes.

O mais importante é controlar o nível de glicose no sangue. Em seguida, cuide bem dos dentes e gengiva e faça exames minuciosos a cada seis meses.

Para controlar as infecções bucais é necessário controlar a diabetes, não fumar e, se usar dentadura, remover e limpar diariamente.

O controle adequado da glicose do sangue também ajuda a evitar ou aliviar a boca seca causada pelo diabetes.

As pessoas que têm diabetes necessitam de cuidados especiais e do preparo do dentista para ajudá-lo. Mantenha seu dentista informado sobre qualquer alteração em seu estado de saúde e sobre os medicamentos que estiver tomando.