Dentes do siso

Caracterizados pelos últimos dentes a nascerem, os dentes do siso são os quartos molares da arcada dentária, e costumam começar a surgir na adolescência dos pacientes, por volta de seus 16 a 20 anos. E é por conta disso que estes dentes são largamente conhecidos como “dentes do juízo”.

Na grande maioria dos casos, o crescimento dos dentes do siso costuma incidir em alguns tipos de problemas dentários e bucais, principalmente pelo fato destes surgirem quando todos os outros dentes já encontram-se plenamente desenvolvidos e acomodados, o que pode prejudicar o espaçamento bucal.

Quando há pouco espaço na arcada, os dentes do siso podem ficar presos na parte interna da gengiva, causando inchaço, dores e inflamações ao paciente. Além disso, muitas vezes estes crescem “empurrando” os outros dentes, incidindo no apinhamento dentário.

Antigamente os dentes do siso possuíam a função de auxiliar o processo de mastigação, contudo, com a fortificação dos outros dentes por um processo biológico natural, deu-se início a seu declínio de utilidade, fazendo com que se tornasse infuncional. De tal modo, devido aos inúmeros problemas causados por sua presença na arcada, atualmente muitos odontologistas recomendam sua extração para a maioria das pessoas, exceto aquelas que possuem sisos alinhados na conjunção dentária.

A cirurgia de extração do siso costuma ser muito simples, realizada sob anestesia local e com duração média de 30 minutos a uma hora. Caso esteja sentindo dores nos dentes do siso, entre em contato com a Clínica EDE e agende uma avaliação!