Como tratar o bruxismo

Caracterizado pelo hábito de ranger os dentes e pressionar a musculatura mastigatória involuntariamente, principalmente durante o sono, a compressão exagerada dos dentes causada pelo bruxismo pode trazer sintomas como dor de cabeça, nos ouvidos e na estrutura cervical. Além de complicações na estrutura óssea bucal, como o desgaste do esmalte dental, aumento de sensibilidade, dores mandibulares, recuos de língua e traumas nos dentes.

Suas causas podem derivar de ansiedade, estresse, efeito colateral do uso de algum medicamento ou mesmo complicação de alguma doença. Pacientes fumantes, que possuam hábitos viciosos, tais como: alto consumo de bebidas alcoólicas e/ou derivados da cafeína estão mais propensos a desenvolver o bruxismo.

Ainda não há cura definitiva para o problema, contudo, há maneiras de se minimizar seus efeitos negativos, como o uso das placas oclusais, indicadas para disfunções que comprometam a mandíbula. Elas funcionam evitando o movimento e o atrito dos músculos mastigatórios, protegendo o esmalte dos dentes e evitando demais danos estruturais. Além disso, tratamentos ou terapias que busquem o alívio do estresse e da ansiedade também são válidos.