Cuidados com a inflamação da gengiva

Causada pelo acúmulo excessivo de placa bacteriana, a gengivite é uma inflamação da gengiva, problema odontológico considerado sério, que deve receber os devidos cuidados e tratamentos com profissionais qualificados e preparados. Durante a formação da gengivite, a placa bacteriana costuma prender-se nos sulcos da boca, assim como na região gengival. Em geral, o acúmulo pode ser retirado durante a escovação, seguido do uso do fio dental. No entanto, quando não há higienização adequada, é eminente o risco de desenvolvimento de gengivite, comprometendo toda a saúde bucal do paciente.

A gengivite é considerada um estágio inicial, na qual as bactérias presentes não afetam diretamente as coroas dentárias. Contudo, com a evolução do quadro, pode-se desenvolver problemas mais severos, como a periodontite e a periodontite aguda, que pode ocasionar, em casos mais complexos, a completa queda dos dentes do paciente. Isto ocorre porque a inflamação afeta a todos os tecidos bucais, inclusive àqueles que sustentam os dentes.

Para a prevenção da gengivite, é recomendada a higienização diária e correta, com o uso frequente do fio dental, responsável pela remoção do tártaro. Além disso, são indicadas visitas regulares ao consultório odontológico. Aos primeiros sinais de acúmulo de tártaro dentário, o paciente deve buscar uma clínica para a remoção de tártaro em São Paulo. Caso seja seu caso, entre em contato com a Clínica EDE e agende a sua consulta com a nossa equipe de profissionais.