Como remover a placa bacterina

A placa bacteriana é a principal causa da formação de gengivite e cáries. Ela se caracteriza por uma aparência incolor e grudenta, formada por restos de alimentos que acumulam sobre os dentes. Caso não seja tratada pode endurecer e formar o tártaro.

Ao contrário do que muitos pensam, todos nós temos placa bacteriana na boca, pois a nossa boca é cheia de bactérias que se desenvolvem com a absorção dos nutrientes das comidas que ingerimos e daqueles existentes na saliva.

As cáries são formadas quando a placa bacteriana ataca os dentes após cada refeição. Com ataques constantes na boca, o esmalte dos dentes acaba por se desfazer e dar espaço apra o desenvolvimento das indesejáveis cáries.

Caso a placa bacteriana não seja retirada, pode acabar causando mais estragos como a gengivite, perda dos dentes e periodontite.

Para evitar o desenvolvimento da placa bacteriana não existe segredo. Basta escovar os dentes após cada refeição removendo a placa da superfície dos dentes, utilizar o fio dental ao menos uma vez por dia para remover a placa que se forma entre os dentes e evitar consumir alimentos ricos em açúcar, principalmente doces como bala e pirulito que grudam nos dentes.