Prevenindo a doença periodontal

A periodontite, ou doença periodontal, caracteriza-se como uma inflamação dos ligamentos ósseos que sustentam os dentes, que pode ocasionar a perda e a deteriorização da estrutura dentária do paciente. Além disso, esta também pode aumentar as possibilidades do surgimento de quadros clínicos mais sérios, como o AVC e o infarto.

A periodontite, na maioria dos casos, provém de casos em que ocorre incorreta escovação e mau uso do fio dental, que, em conjunto, causam a placa bacteriana. Quando não tratada, esta placa se solidifica, gerando o tártaro e a inflamação das gengivas, a gengivite que, por sua vez, dá origem à doença periodontal. Tal inflamação migra para as estruturas ósseas responsáveis por dar suporte aos dentes, ocasionando sua queda.

Mais fácil do que a remediação, é sua prevenção. Odontologistas atentam seus pacientes frequentemente acerca da importância de como evitar a periodontite, visando a preservação da saúde bucal destes.

Primeiramente, a melhor forma de evitar doenças bucais, dentre elas a periodontal, é por meio de uma correta e frequente higiene oral. Uma correta escovação e o bom uso do fio dental são cuidados essenciais para a prevenção de inúmeros problemas.

Além disso, são recomendadas visitas periódicas a um odontologista, a fim da realização de verificações e possíveis detecções da doença em seus estágios iniciais, quando esta encontra-se mais suscetível ao surgimentos de bons resultados dos tratamentos.