Logo Clinica EDE

Tel: (11) 3159-3884 / 99226-7203

icone face

Especialidadesseta

Reabilitação Oral

Implantes Dentários

Enxerto Ósseo

Implantes Imediatos

Prótese Dentária

Dentística – Clareamento

Dentística – Estética Dentária

Periodontia

Ortodontia

banner ede

Como é formado o dente?

Muitas pessoas acreditam que os dentes são formados apenas por estruturas ósseas, limitando-se à sua parte mais aparente e externa: as coroas dentárias. No entanto, mais do que as coroas, a formação dos dentes é extensa e deve receber a devida atenção e cuidados, a fim de evitar danos internos que podem comprometer toda a saúde dentária e bucal. Pensando nisso, a Clínica EDE criou este artigo sobre como os dentes são formados.

 

Primeiramente, a coroa dentária é a parte superior do dente, a que pode ser enxergada a olho nu. O formato das coroas dentárias segue sua funcionalidade, ou seja: os da frente servem para cortar os alimentos, e os molares para triturá-los. Os primeiros sinais do estado da saúde bucal incide, primeiramente, nas coroas dentárias.

 

Após as coroas dos dentes, estão as linhas de divisão dos dentes e da gengiva, que necessitam de cuidados especiais, a fim de não acumular restos de alimentos, capazes de formar placa bacteriana e tártaro, responsáveis pelo desenvolvimento da gengivite e outros tipos de problemas bucais. Além disso, as raízes dos dentes são as regiões responsáveis por fixar as coroas na estrutura óssea.

 

Por fim, a estrutura do dente é dividida em: esmalte, localizada na superfície do dente; dentina, situada abaixo do esmalte do dente; polpa, região que comumente é acometida por frequentes dores se acometida por cáries, é repleta de vasos sanguíneos e nervos.

Voltar

© 2014 Clínica EDE & Associados - todos os direitos reservados - líbero+