Dentes bonitos na terceira idade

Diferentemente dos dentes de leite, que nascem durante a infância com o intuito de serem substituídos anos mais tarde, os dentes definitivos não se restauram, necessitando, assim, de determinados cuidados maiores, assim como hábitos de higiene diários, para a preservação da saúde bucal para idosos. Mas como manter dentes bonitos na terceira idade? Para auxiliar quem já passou dos cinquenta, a Clínica EDE, consultório dentista perto da Av. Paulista, criou este artigo sobre cuidados dentários para idosos.

Em geral, após os 50 anos, há um grande risco dos indivíduos perderem seus dentes, devido, principalmente, às mudanças e transformações ocorridas no aspecto bucal e corporal, que pode tornar as coroas dentárias e estruturas orais mais enfraquecidas e vulneráveis. Neste sentido, ter consciência do impacto do processo de envelhecimento a para saúde bucal torna possível uma maior responsabilidade e, consequentemente, mais extensos cuidados com a saúde bucal, assim como uma consequente prevenção de futuras complicações, como a perda dentária.

Na maioria dos casos, a maioria dos isos sofrem com o problema boca seca, quadro que surge, geralmente, em consequência do consumo de determinados medicamentos, como os cardiovasculares ou que fazem parte do tratamento contra o câncer. No entanto, independente das causas, a escassez de saliva na boca do paciente, responsável pela neutralização de bactérias e ácidos, deve ser analisada por um profissional capacitado, uma vez que pode ser nociva para sua saúde bucal.

Outro comum problema bucal em idosos é a retração gengival, quando as raízes dentárias tornam-se excessivamente expostas, causando desconforto estético. Nestes casos, há uma grande chance de incidência de cáries, o que faz com que o paciente deva iniciar um tratamento bucal imediatamente, para a prevenção do agravamento de seu quadro.