Exposição excessiva da gengiva

Muitos pacientes queixam-se de um problema extremamente comum: o das gengivas excessivamente aparentes, conhecido como retração gengival. Dentre suas possíveis causas de origens, destacam-se as escovações incorretas e traumáticas, gengivite e restaurações dentárias.

Além de causar a exposição excessiva da gengiva, a retração também provoca a sensibilidade dentária, problema causado devido ao desgaste da dentina, conhecida como uma das mais sensíveis camadas dentárias, podendo incidir, ainda, na inflamação gengival, assim como no comprometimento da estética dentária, uma vez que os dentes podem tornar-se desproporcionais.

Para a prevenção da retração gengival, é fundamental a utilização de escovas dentárias com cerdas mais macias, assim como escovações mais delicadas, de acordo com as instruções de profissionais. Além disso, o paciente deve consumir muita água, mantendo uma alimentação balanceada, nutritiva e saudável, consumindo alimentos com vitamina C.

Sobretudo, para uma prevenção mais efetiva e o consequentemente início do tratamento, é de extrema importância o acompanhamento com um profissional especializado. Caso necessite, agende uma consulta avaliativa com a Clínica EDE. Estamos próximos à Avenida Paulista em SP e podemos te auxiliar.