Causas do mau hálito

O mau hálito, ou halitose é um problema enfrentado por muitas pessoas. Pesquisas indicam que 40% da população sofre ou irá sofrer de halitose crônica em algum momento da vida.

O mau hálito tem diversas causas, como uma higiene bucal inadequada, gengivite, excesso de tabaco, ou álcool, e boca seca.

Pode ser até mesmo um indicativo de doenças sistêmicas, como diabetes, câncer e problemas no fígado e rins.

Para prevenir a halitose indica-se que escove bem os dentes, pelo menos três vezes ao dia e use fio dental diariamente. Isso remove a placa bacteriana e resíduos de alimentos.

Escovar bem a língua também ajuda a diminuir o mau hálito. Quem usa dentadura deve retirar para dormir e limpa-la bem antes de recolocar.

O mau hálito de manhã é algo comum. Acontece devido a produção menor de saliva durante a noite, permitindo que ácidos e outras substâncias se deteriorem no interior da boca. Escove bem os dentes antes de ir dormir e logo ao acordar.

Visite seu dentista periodicamente para fazer uma avaliação e uma limpeza de seus dentes.

Caso o mau hálito insista, mesmo com uma boa escovação e cuidados com saúde dental, volte a procurar um profissional. Isso pode indicar a existência de um problema mais sério.

Apenas um dentista pode analisar as prováveis causas do mau hálito crônico, podendo ser gengivite, boca seca ou até mesmo alguma outra doença