Principais causas da sensibilidade dentinária

Apesar de ser um problema comum para inúmeros pacientes que chegam todos os dias em consultórios odontológicos, a sensibilidade dentinária indica que algo não está bem. O incômodo surge, na maioria das vezes, quando o paciente ingere alimentos muito quentes ou gelados, o que causa-lhe uma dor aguda e progressiva. São algumas causas para as dores dentárias:

Cárie: em seu estágio final, após ter consumido boa parte da coroa dentária, a cárie atinge a região da dentina, o que costuma provocar intensas e profundas dores nos dentes do paciente. No início do problema, o incômodo é pequeno, contudo, já é caracterizado como um alerta a ser considerado, uma vez que seu desenvolvimento costuma ser rápido;

Retração gengival: quando acometida pela retração gengival, a região da gengiva do paciente torna-se mais exposta. Tal área, no entanto, não é revestida por esmalte, sendo altamente sensível, e é isto que provoca as dores quando há o atrito com alimentos muito quentes ou frios;

Trauma oclusal: a sensibilidade originada por trauma oclusal surge quando uma restauração dentária acaba por ficar mais alta do que o normal, gerando impactos durante a mastigação ou, ainda, quando ocorre uma mordida de algum alimento muito duro. O trauma dentário desgasta o esmalte dos dentes, tornando-os mais sensíveis;

Desmineralização do esmalte dentário: uma das causas mais comuns para a extrema sensibilidade nos dentes é o desgaste do esmalte dentário devido à sua erosão. Um consumo excessivo de refrigerantes, constantes refluxos do suco gástrico (devido a gastrite, anorexia ou bulimia) e o uso de drogas ilícitas podem ser os fatores incidentes do problema.