O que é a cárie de mamadeira?

Conhecida como cárie de mamadeira, a cárie dentária em bebês e crianças possui grande potencial de deterioração dos dentes, com maior incidência nas coroas dentárias superiores, onde pode causar um grande desgaste e até mesmo a total perda destas.

Na enorme maioria dos casos, a cárie infantil surge quando resíduos de açúcar permanecem na estruturas dentárias por longos períodos, devido a uma higienização bucal incorreta. Dentre os alimentos que podem causar o surgimento da cárie estão o leite, sucos de frutas e doces diversos, com altos níveis de açúcar em sua composição.

O processo de formação da cárie se inicia devido a presença as bactérias naturais da boca, que utilizam os açúcares residuais presentes nesta como alimento, produzindo, assim, diversos tipos de ácidos, responsáveis por atacar os dentes. Com a frequência destes ataques, os dentes podem cariar.

No entanto, ao contrário do que muitos pais podem imaginar, não é apenas o que vai na mamadeira que é capaz de causar a cárie dentária em bebês mas, também, a frequência e o tempo de contato desta com os dentes. Deste modo, é indicado que as mamadeiras sejam dosadas, sempre com restrições e atenção quanto a quantidade de açúcar e suas repetições durante o dia.