O que é bruxismo?

O bruxismo é um distúrbio que caracteriza-se pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono ou até mesmo durante o dia.

Por ser mais comum durante o sono, geralmente as pessoas não sabem que possuem bruxismo, por isso é preciso ficar atento caso apresente algum destes sintomas:

• Dentes achatados, fraturados, lascados ou soltos;
• Desgaste do esmalte dental;
• Dentes sensíveis;
• Dor na face ou na mandíbula;
• Cansaço na mandíbula;
• Dor de ouvido;
• Dor de cabeça.

Em casos mais graves, o bruxismo pode causar também transtornos alimentares, ansiedade, irritabilidade, estresse, tensão e insônia.

As causas do bruxismo ainda são desconhecidas, mas sabe-se que pode estar associado a outros distúrbios como ansiedade e tensão, dentes tortos, apneia do sono e refluxo.

Para diagnosticar a doença é importante consultar um dentista e, após confirmado o problema, o tratamento do bruximo é feito visando diminuir a dor e evitar danos permanentes nos dentes. É indicado o uso de uma placa que se encaixa nos dentes e mantém a mandíbula relaxada.

Caso apresente algum sintoma de bruxismo, procure uma clínica odontológica o quanto antes. O tratamento precoce ajuda a controlar os sintomas e proporcionar mais qualidade de vida ao paciente.