Relação entre asma e risco de cárie

Recentemente, pesquisas na área da saúde bucal constataram uma forte e estrita relação entre dois dos problemas de saúde mais comuns em crianças, adolescentes e jovens adultos: a asma e a cárie dentária. O estudo liderado por uma pesquisadora sueca provou que pacientes com asma estão muito mais propensos ao desenvolvimento da cárie dental do que aqueles que não possuem a doença.

A pesquisa foi realizada sob análise de pacientes com e sem asma, de 3 a 24 anos de idade. Inicialmente, foi constatado que crianças com 3 anos de idade que possuíam asma apresentavam maior índice de cárie do que o outro grupo. Segundo a pesquisadora, as crianças com asma apresentam maior tendência de respirar pela boca, o que a torna mais seca, aumentando, assim, o consumo de bebidas com maior nível de açúcar em sua composição.

O grupo de adolescentes com idades entre 12 e 16 anos seguiu a mesma tendência: pacientes com asma apresentaram mais lesões de cárie e doença gengival do que aqueles sem asma. A pesquisadora diz que apenas um em cada 20 indivíduos do grupo com asma estava, de fato, livre da incidência de cárie, enquanto 13 em cada 20 estavam isentos do problema no grupo oposto. A teoria é de que as medicações contra a doença possam ser capazes de inibir a secreção salivar, o que pode ser um fator problemático para a cárie.

De todo modo, seja com asma ou não, o ideal é que, independente da idade, todo paciente possua uma rotina ativa de consultas a um consultório odontológico. Somente um profissional especializado e qualificado poderá ser capaz de determinar as predisposições e tratamentos necessários para cada caso. Entre em contato com a Clínica EDE e agende já uma consulta. Estamos localizados na região da Avenida Paulista, em São Paulo.